Entender a importância de cuidar da nossa criança interior na vida adulta nos ajuda a ter uma vida mais plena e saudável. Confira as principais dicas!
Você já ouviu falar em “criança interior”? Esse conceito é fundamental para entendermos como nossas emoções, comportamentos e até mesmo nossos relacionamentos são influenciados por experiências da infância.
Muitas vezes, na correria da vida adulta, esquecemos de cuidar dessa parte de nós que carrega memórias, sentimentos e necessidades antigas.
Pensando nisso, neste conteúdo vou falar um pouquinho sobre importância da criança interior na vida adulta e sobre como resgatá-la pode trazer mais equilíbrio, autoconhecimento e felicidade para o seu dia a dia.
O que é a criança interior
A criança interior é aquela parte de nós que mantém as emoções, crenças e experiências da infância. Ela é a guardiã das nossas vulnerabilidades, da nossa criatividade e da nossa espontaneidade.
Mesmo na vida adulta, essa “criança” continua presente, o que pode influenciar nossos pensamentos, sensações, decisões sérias e atitudes rotineiras, muitas vezes de forma inconsciente.
O conceito ganhou destaque com terapeutas que perceberam que muitos dos nossos conflitos emocionais têm raízes em feridas não curadas da infância. Cuidar da criança interior significa reconhecer essas feridas e buscar a cura para elas.
Leia mais: O que é criança interior e como se conectar com a sua
Por que é importante cuidar da criança interior na vida adulta
A criança interior impacta diretamente a forma como nos relacionamos conosco e com o mundo ao nosso redor. Quando essa parte está ferida ou negligenciada, podemos apresentar comportamentos prejudiciais à nossa saúde, como:
- Medo excessivo;
- Baixa autoestima;
- Dificuldade para confiar nas pessoas;
- Padrões repetitivos de relacionamentos tóxicos.
Por outro lado, quando conseguimos conectar e cuidar da criança interior, desenvolvemos uma maior capacidade de autocompaixão, criatividade e alegria genuína, o que contribui para uma vida emocional mais equilibrada e para relações interpessoais mais saudáveis.

Sinais de que sua criança interna precisa de atenção
Ter atenção ao que você sente na rotina, já pode ser um indicativo de que como sua essência está. Alguns sinais comuns de que sua criança interior pode estar pedindo ajuda incluem:
- Ansiedade ou insegurança frequente e sem motivo aparente;
- Dificuldade em expressar emoções ou estabelecer limites;
- Comportamentos autossabotadores, como procrastinação ou autocrítica excessiva;
- Medo de rejeição e necessidade constante de aprovação dos outros;
- Sensação de vazio ou insatisfação, mesmo quando tudo parece estar bem.
Como se conectar e cuidar da sua criança interior na vida adulta
Se você reconhece alguns dos sinais de que sua criança interior precisa de mais cuidado, há algumas formas de resgatá-la.
Eu sei que os colecionáveis e as blind box estão muito na moda e que são usados por algumas pessoas como forma de agradar a criança interior ou colecionar algo que dá um carinho no coração de quem amava coisas fofas na infância, e eu amo também.
Porém, há outras formas de cuidar da sua criança interior na vida adulta sem necessariamente envolver compras.
Confira as principais delas a seguir!
Terapia
Ter um acompanhamento terapêutico com um profissional de saúde mental confiável é como investir em um espaço seguro para entender melhor suas emoções e seus traumas do passado, além de trabalhar em melhorias envolvendo hábitos, pensamentos e sua própria rotina.
Escrita terapêutica
A escrita é uma ótima forma de trabalhar tanto coisas que você está passando quanto memórias que desejava não lembrar mais. E uma forma de fazer isso para se aproximar da sua sua criança interior é escrevendo cartas.
Para deixar esse momento melhor, você pode colocar músicas que gosta, reunir itens de papelaria e não se cobrar a escrever da “forma correta”, mas se permitir preencher a folha em branco com palavras, fotos, desenhos e o que mais vier à mente.
Se você quiser experimentar mais a escrita como forma de reencontro com sua criança interior, eu preparei um guia especial com 7 exercícios de escrita para reencontrar sua criança interior.

Atividades lúdicas
Atividades lúdicas que movimentem as mãos, o corpo e até permitam a interação com outras pessoas também podem ajudar você a ampliar os cuidados com sua criança interior.
Uma atividade que eu amava muito praticar desde muito pequena era experimentar materiais de pintura para desenhar, pintar, colorir ou simplesmente preencher meus caderninhos. Hoje, de vez em quando tento conhecer novas técnicas e me aventurar por outros tipos de pintura.

Por muito tempo pintei com aquarela e, desde meados de 2023, por aí, comecei a pintar com tinta a óleo, o que é uma experiência completamente diferente e muito válida para ter momentos de conexão com o que me faz bem.
Algumas das atividades que você pode praticar são:
- Pintura;
- Dança;
- Jogos online ou de tabuleiro;
- Colagem;
- Journaling.
No meu perfil do TikTok, gosto de mostrar o que tenho feito no meu journal e compartilhar ideias de páginas para inspirar mais outras pessoas a ter esse hobby também, veja um dos posts e me siga por lá para acompanhar:
Hobbies antigos
Além das atividades lúdicas, você também pode relembrar hobbies que você tinha na infância e encontrar formas de readaptá-los para transformar sua rotina em algo mais inspirador, nostálgico e reenergizante.
Eu gosto, por exemplo, de cantar bem alto alguma música que gosto ou de acordar e ver algum desenho animado num sábado ou domingo, coisas que eu amava fazer quando era criança.
Outra coisa que amo e me traz um aconchego no coração é ver filmes que eu gostava demais naquela época, como Esqueceram de Mim e Matilda, por exemplo.
Meditação guiada
A meditação guiada ajuda tanto a equilibrar sintomas físicos e emocionais quanto a criar um espaço de tranquilidade para resgatar sua criança interior.

Veja também: Como começar a meditar com 6 dicas práticas
O importante é criar um ambiente interno onde a criança interior se sinta acolhida e segura.
Exercícios práticos para cuidar da sua criança na rotina
Para cuidar da criança interior no meio da correria do dia a dia, pequenas práticas podem fazer uma grande diferença, como visualização guiada, diário, técnicas de respiração e afirmações positivas. Veja mais detalhes a seguir!
Visualização guiada da criança interior
Feche os olhos, respire fundo e imagine sua criança interior em um lugar seguro e acolhedor. Converse com ela com carinho, diga que ela está protegida e que você está ali para cuidar dela. Esse momento rápido ajuda a acalmar o coração e a trazer conforto.

Diário focado em pensamentos e sensações
Pegue um caderninho ou folha e escreva o que sente, sem se preocupar com regras ou “certo e errado”. Deixe que suas emoções fluam livremente, como se estivesse conversando com sua criança interior. Isso ajuda a entender melhor o que ela precisa.
Você também pode gostar: Como escrever um diário
Técnica simples de autocuidado
Quando sentir o coração apertado, experimente se abraçar forte, respirar devagar de forma profunda e dizer para si palavras de amor e acolhimento. Pode ser algo simples como “Estou aqui por você” ou “Você é importante”.
Afirmações positivas
Aqui estão 10 afirmações simples, práticas e eficazes para cuidar da sua criança interior na vida adulta. Você pode repeti-las em voz alta, escrever no journal ou colar em um lugar visível para lembrar todos os dias que merece cuidado e carinho:
- “Eu vejo você, e estou aqui para cuidar de você.”
- “Está tudo bem sentir o que você sente. Seus sentimentos são importantes.”
- “Hoje eu escolho me acolher com amor e paciência.”
- “Eu mereço descanso, leveza e momentos de alegria.”
- “Não preciso ser perfeita(o) para ser amada(o).”
- “Eu me permito brincar, sonhar e criar sem medo do julgamento.”
- “Você não está sozinha(o), eu estou com você agora.”
- “A dor que você sentiu importa, e estou aqui para ajudar a curar.”
- “Eu posso cuidar de mim como gostaria que tivessem cuidado.”
- “Cada passo com gentileza é um passo em direção à cura.”
Benefícios de resgatar a sua criança interior
Ao cuidar da criança interior, você pode perceber mudanças significativas na sua vida, como:
- Aumento da autoestima e da autoconfiança;
- Relações mais sinceras e profundas;
- Melhor capacidade de lidar com estresse e desafios emocionais no dia a dia;
- Mais criatividade, alegria e entusiasmo pela vida.
A nossa criança não é apenas uma lembrança do passado, mas uma fonte viva de força e sabedoria.
Reconhecer e cuidar da criança interior na vida adulta é um caminho poderoso para a cura emocional e o crescimento pessoal.
Essa conexão nos permite viver com mais autenticidade, alegria e equilíbrio. Se você se identificou com esse tema, que tal começar hoje mesmo a dar atenção a essa parte tão especial sua? Busque práticas que promovam esse encontro e permita-se florescer a partir do amor e do cuidado consigo mesmo.
Quais atividades você já pratica para se reconectar com a sua criança interior? Me conta aqui nos comentários, vou amar saber!