5 curtas da Pixar, da coleção Sparkshorts, para se emocionar e pensar sobre a vida
entretenimento

5 curtas da Pixar, da coleção Sparkshorts, para se emocionar e pensar sobre a vida

set, 21 2024

Os curtas da Pixar são ótimas escolhas para quem ama conhecer histórias emocionantes em poucos minutos. Além de trazer muitas emoções, os curtas de animação fazem a gente pensar sobre experiências pessoais e ampliar as perspectivas da vida. Confira!

Dizem que os curtas de animação da Pixar são feitos por ninjas cortadores de cebola e, olha, vou confessar que acredito nessa teoria (risos), porque realmente é difícil ver um e não encher os olhos d’água.

A Pixar produziu uma série de curtas-metragens Sparkshorts, em que os funcionários tiveram a liberdade de criar as animações com as temáticas que quisessem, com base em suas experiências pessoais, em até seis meses. A partir desse desafio, uma nova leva de filmes curtinhos foram feitos, e neste conteúdo, você vai conhecer 5 deles.

Prossiga na leitura, prepare o coração para se emocionar e sinta o coração ficar mais quentinho ao assistir às animações e, quem sabe, descobrir novos curtas favoritos. Vamos lá!

Coleção Sparkshorts de curtas da Pixar

A coleção Pixar Sparksgorts, que traz animações mais curtinhas, está disponível no streaming Disney+ e no canal da Disney no Youtube.

Além de abordar questões de experiências pessoais, também traz temas sensíveis a respeito da sociedade em que vivemos, o que pode derramar uma ou mais lágrimas dos seus olhinhos (mas isso é normal para quem já ama as obras audiovisuais da Pixar).

Se você ama filme com gato e cachorro, ou com animais em geral, indico muito conhecer esse curta. <3

Eu sou fã e me encanto por cada nova animação que conheço, então resolvi trazer aqui algumas das que mais me emocionaram. Confira a seguir!

Kitbull (2019)

Esse aqui é mil emojis de choro infinito, sério. O curta-metragem Kittbull traz como protagonistas um gatinho e um pitbull.

a imagem mostra um gatinho e um pitbull, em uma cena do filme kittbull, um dos curtas da pixar

Sim, o filme mostra esses dois animalzinhos que, em ‘tese’, seriam inimigos mortais, mas a história mostra como amizades com quem é considerado ‘diferente’ pode render muitas emoções memoráveis e bons aprendizados.

Já perdi as contas de quantas vezes assisti, e tenho certeza que vai causar alguma emoção em você também. O curta foi indicado ao Oscar 2020, e ganhou prêmio de inesquecível no meu coração.

Flutuar (2019)

Gente, eu não conhecia esse curta até o meio desse ano de 2024, mas quando assisti pela primeira vez acabei me emocionando muito mais do que imaginava.

cena do curta da pixar sparkshorts, Flutuar, em que aparece o bebê tentando andar com ajuda do pai

Esse curta taz a relação entre um pai e um filho dentro do aspecto autista, mas traz reflexões sobre o relacionamento com os pais e a infância de modo geral, e é muito lindo.

O filme também fala traz a ideia de aceitação das diferenças, empatia e sobre como não vale a pena deixar de viver por causa do medo do que as outras pessoas vão pensar ou falar. É extremamente profundo e sensível, vale conferir!

Purl (2019)

Purl foi o primeiro que assisti da coleção de Sparkshorts de curtas da Pixar, e ele foi o primeiro filme do projeto. O curta traz o cenário de um ambiente corporativo, uma startup que é composta apenas por homens até chegar a protagonista do filme.

a imagem mostra a Purl, personagem do curta da Pixar, em sua mesa de trabalho, com flores de crochê, caneca colorida e abajur

A protagonista, chamada pelo mesmo nome do filme, ‘Purl’, começa a perceber as diferenças entre ela e o ambiente ao redor e tenta se encaixar até chegar ao ponto de se perguntar se realmente precisa mudar quem ela é para ser aceita.

Eu já ouvi uma das gestoras que tive falar sobre a dificuldade que é ser mulher nos ambientes de trabalho que são cheios de homens e, particularmente, me senti mal ao ouvi-la falar que teve que se ‘masculinizar’ ao longo dos anos para conseguir ocupar cargos de liderança em empresas.

Esse curta fala muito sobre essas questões e também sobre a importância da autoaceitação.

Burrow (2020)

Se você precisa de uma dose a mais de fofura, o curta-metragem Burrow é a pedida ideal. Nesse filme, uma jovem coelha cava uma toca em busca de ter uma casa para chamar de própria.

Ela carrega o desenho do que seria o seu lar perfeito, mas ao longo da jornada vai descobrindo diversos ‘obstáculos’ para realizar seu sonho.

cena do curta de animação da Pixar, Burrow

Ao cavar tanto ao ponto de chegar ao fundo do túnel (ou do poço), a coelha percebe que não tem problema contar com ajuda.

Wind (2019)

Histórias que envolvem avós sempre me balançam muito, e essa então… Nesse curta, um menino vive com sua vozinha em um lugar que parece ser um abismo com tudo o que se despedaçou do mundo flutuando.

cena de Wind, curta da Pixar, em que aparece o menino e a sua avó segurando a caixinha coberta por um lenço rosa

Há rochas, objetos de cozinha, tudo no espaço ao redor do pequeno terreno onde eles vivem, como se fosse um ambiente de restos de uma sociedade pós-apocalíptica.

Em meio a tantas coisas que surgem, os dois encontram um avião abandonado, e é preciso entender como utilizá-lo para sair do buraco onde estão. O curta é extremamente emocionante mesmo sem ter nenhuma fala. Prepara o lencinho!

E aí, quais desses curtas da Pixar você já assistiu? Espero que você tenha gostado das dicas e que consiga tirar um momento de autocuidado para ver ótimas animações e se emocionar por aí também!

Se você tiver dica de mais algum curta, pode falar por aqui nos comentários. Vou amar conferir! Um abraço :`)

Deixe seu Comentário